sexta-feira, 18 de abril de 2014

A importância das aspas no Ensino


Infelizmente quando chegamos para dar aula no Estado não temos uma recepção adequada ao meu ponto de vista, alguns coordenadores, mediadores, diretores falam muito sobre os seus deveres enquanto professor: preencher caderneta, seguir a grade curricular, fazer trabalhos domiciliares, planejamento, e outros que não faz tanto sentido:  manter os alunos em sala, não deixar ir ao banheiro em X aulas, manter a salas limpas etc..., todas estes deveres te limita; mas aos poucos você descobre que o professor tem autonomia, a partir deste momento você muda e torna-se outro professor.
Neste ano estou usando da minha  autonomia, estou há 1 mês em sala de aula este ano devido a demora de assumir o concurso, dei aula nos 2 últimos anos , mas só a Praxis nos permite ter uma visão da escola e da cultura escolar, e foi com esta visão que me permitir trazer o debate do mundo para dentro da sala de aula, vou falar aqui de algumas aspas que me deram um lindo resultado, não material e objetivo, mas um resposta no sentido do interesse dos alunos pela geografia, que é apenas um disciplina neste complexo quebra cabeça que é a escola.

A primeira aspas aberta foi no 50 anos da ditadura, muitos ficaram impressionados quando falei deste período, principalmente quando falei  na censura as mídias, e especialmente a tortura que acontecia nas pessoas que tinha um pensamento diferente do regime, trazer pela primeira fez causa um espanto em muitos, falar disso em uma sétima série é pisar em ovos, mas considero fundamental.

A segunda aspas, foi o Terremoto no Chile, professor Emerson e o Rico sempre me ensinaram aconteceu qualquer evento Natural, é papel do geografo explicar, usar alunos como placas tectônicas desperta um interesse  nos alunos muito grande. 


A terceira aspas, foi o Eclipse, muitos alunos ficaram acordado depois que eu fiz propaganda, quiseram me matar, por conta das nuvens que tamparam o eclipse, mas explicar a diferença de eclipse solar e lunar foi outra coisa que despertou o interesse dos alunos.

E por fim, a aspas aberta nesta quinta antes do feriado, aproveitei e falei sobre o Mochilão que vou fazer  na América latina (Peru e Bolívia) falar trecho, quando falei do Trem da Morte na Bolívia e de Machu Picchu, o delírio foi  geral, a pergunta mais bacana foi se o trem era igual do Harry Potter, quando falei que era, uns 5 falou que queria ir (risos).


Na vida considero todos os momentos passageiros, e tenho certeza que este período que estarei dentro de sala de aula no ensino básico será também, mas serão sem duvidas os que me darão as melhores lembranças da minha vida, nunca me sentir tão feliz com que estou fazendo e só para finalizar vou postar um mapa feito a partir de uma imagem área do google, pelas minha quinta série, para alguns um rabisco mal feito, mas para mim um excelente desenvolvimento de uma visão espacial para uma criança de 10 anos !

Geografia é amor !

Nenhum comentário:

Postar um comentário